18/04/2012

Como fazer velas em casa


Fazer velas em casa? E porque não?

Vale a pena a experiência, porque podemos personalizá-las e não ficam mais dispendiosas do que as de compra. Contas feitas, provavelmente só vai ter de comprar pavios... o restante material tem com certeza em casa.

Vai precisar de:

- cera 
pode derreter restos de velas (opção mais económica), comprar cera em pastilhas, nas drogarias, ou optar por cera de abelhas (a opção mais ecológica e mais saudável).

- pavios (também nas drogarias)

- ervas aromáticas secas (opcional)

- óleo esencial (opcional)

- lápis de cera (se quiser dar cor)



Num tachinho de alumínio, leva a cera a derreter em banho maria. O lume não pode estar muito forte, porque a cera não deve ferver.
Usei para o efeito uma lata, que enchi cerca de 1/3 com cera e bocadinhos de lápis da mesma cor.



Entretanto, no recipiente escolhido para colocar a vela, assente o pavio no fundo e prenda a extremidade a um lápis ou a um pauzinho (usei um pau de espetadas). Isto vai evitar que deslize ou caia.


Pode mexer a cera que está ao lume, para acelerar o processo. 
Caso deseje, junte agora umas gotas de óleo essencial (ou de queimar) e as ervas aromáticas secas.  Se não as tiver, o conteúdo de dois ou três saquinhos de chá também resulta.
Quando a cera estiver líquida, verta-a no recipiente final e deixe arrefecer.




Et voilá




Que tal vos parece?


Até à próxima,
Paula

42 comentários:

  1. Olá..vim conhecer e fiquei! Adorei o PAP da vela...show!
    Bjs e um ótimo dia de muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Fico contente por ter gostado. Experimente, vale a pena porque as possibilidades são múltiplas, vai ver que fica fã ;)

      Um beijinho
      Paula

      Eliminar
  2. Eu adorei esta PAP!
    Pensei que fosse muito mais complicado fazer velas em casa. Já fiquei com o bichinho para fazer e oferecer :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não custa nada a fazer e fica em conta, os materiais encontram-se também com facilidade.

      Se tiveres em casa pauzinhos de espetadas ou chineses, são óptimos para mexer a cera enquanto derrete.

      Bjs

      Eliminar
  3. Oh minha amiga!!! Estou de cara à banda!!! Fico tão contente que tenhas começado este novo projecto! Já fazia falta dar "cara" a uma pessoa que para mim me é tão querida! Estarei aqui sem falta a cada post que publicares!
    Quanto à vela tb já fiz e tb usei a tecnica do lápis de cera para dar cor! É uma ideia tão gira, fazer as nossas proprias velas!
    E aquela da grinalda com forma diferente (ou não!) usando um cabide?!?! Demais! Amei! Estou "fãzasa" do teu cantinho!
    Quanto ao teu comentário, fartei-me de rir! És tão querida pá!
    Beijoca grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sissi, tu não existes! Muito, muito obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas e por todo o apoio!

      Beijinhos!!

      Eliminar
  4. qualquer dia experimento fazer as minhas próprias velas, obrigada pela explicação :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cinderela,
      é mesmo muito simples de fazer, é impossível não resultar bem!

      Bj

      Eliminar
  5. Ora ai está algo que nunca experimentei fazer... apesar de gostar muito de velas!!!
    Quem sabe qualquer dia... :)
    Gostei desse azul (humm, acho que gosto de todos os azuis)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia destes não fazes? Como não gostas muito de cheiros (certo?), podes adicionar umas folhinhas de alfazema e roubas um lápis ao Piki para dar a cor que queres!

      Eliminar
  6. Parece que adivinhaste Paula, andava a ver se encontrava um passo a passo de como aproveitar cera de velas usadas, encontrei aqui o que precisava :)
    Adorei a dica do giz para dar cor :)

    Beijinhos.
    Patricia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo! Eu não referi no post, mas se aproveitares velas usadas parte-as aos bocadinhos antes de pores a derreter, para retirar o restinho do pavio.

      Bjs

      Eliminar
  7. Por acaso já separei uma lata para fazer a mesma coisa, mas com restos de velas. Tenho, pelo menos, duas velas de tamanho médio que chegaram ao fim, mas só o seu interior foi derretido, formando um buraco enorme. Acredito que, com estes restos, consiga ainda fazer uma vela bem generosa :). Esse azul ficou lindíssimo :).
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente é o suficiente para fazeres uma vela nova, sim. Esqueci-me de o dizer no post, se reaproveitares velas parte-as também antes de derreter, para conseguires retirar os restos do pavio. Boas invenções aí em casa!

      Eliminar
  8. amigo ou amiga quanto tempo deve ficar a cera ou resto de cera para derreter em banho maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Depende da quantidade de cera que usar, mas creio que seja entre 5 a 10 minutos. Vá mexendo a cera até que fique completamente líquida. Para fazer a vela a cera tem de estar totalmente derretida.

      Eliminar
  9. Já fiz velas, num curso que tirei, há cerca de seis anos, mas nunca fiz em casa. Pelo que me lembro, derretemos a cera na própria panela. Tenho até ideia que deu muito trabalho. Andei durante muito tempo a guardar restos de cera para voltar a fazê-las em casa, mas acabei por deitar os restos fora, num destralhamento que fiz há pouco tempo (agora, arrependi-me!).
    Vou começar a guardar novamente.
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Garanto-te que não é complicado, volta a experimentar e verás. É daquelas coisas que todos conseguem fazer e seguindo o passo a passo não há hipótese de correr mal.
      Pode-se derreter a cera directamente na panela, mas a trabalheira que é "arrancar" os restos de cera que lá ficam agarrados? Prefiro usar uma lata, por essa razão.

      Obrigada pela tua visita!

      Eliminar
  10. Paula amo velas e amo azul rsrs vou fazer essa vela com certeza! e a dica de usar o chá é perfeita porque moro longe de tudo rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Phabiana,

      A vela é facílima de fazer, quando experimentar a primeira vez vai ver que é assim mesmo - e de certeza que vai fazer outras.

      A dica do chá é eficaz, sim. Para quem vive afastado "da civilização" estas dicas são sempre úteis, é vrdade!

      Obrigada pela visita

      Eliminar
  11. Paula, cheguei aqui em teu cantinho e fui ficando, ficando que nem percebi o tempo passar ( já te vi falando de bolsas, de raparigas, de frio, e azeites que hidratam )...em todos os post's me ferveu a vontade de comentar,acho que não o fiz por timidez, mas este não resisti... que dica mais genial essa do giz e os saquinhos de chá (ADOREI) e que delicadeza a tua dividir assim um feito tão lindo...ganhaste uma admiradora e seguidora ..amei teu espaço!

    Fique com Deus e que ele proteja imensamente sua vida e família!

    se quiseres conhecer-me melhor encontra-me no blog: http://mlembran.blogspot.com.br/

    Abraços Patricia Fabiana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,

      Muito obrigada pelas palavras tão gentis. Ainda bem que venceste a timidez e que deixaste o comentário, doutra forma não nos teríamos conhecido! Fico contente pela leitura dos temas ter sido agradavel. Retribuirei a visita em breve, com mais tempo para ler com calma.

      Obrigada, um bom fim de semana!

      Eliminar
  12. Cheguei aqui sem saber bem como, mas agora sei que vou voltar mais vezes! Gostei das ideias e agradeço a partilha das mesmas!
    Adorei as dicas para fazer as velas, a explicação dá-nos todos os pormenores (o que é importante para quem não está muito dentro do assunto, mas que quer experimentar!)

    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo comentário tão simpático! De facto fazer velas em casa é tão simples como expliquei aqui. Importante é não deixar a cera ferver, para evitar queimaduras - mas este ponto é facílimo de controlar, basta manter o lume baixo.

      Um dia ainda voltarei à questão das velas com novas ideias. Se entretanto se aventurar a fazê-las e tiver alguma dúvida em que eu possa ajudar, disponha.

      Volte sempre, um abraço!

      Eliminar
  13. Barbara
    Olá,adorei o PAP.

    ResponderEliminar
  14. Ola adorei o video pregunto os pavios e a coisinha redonda com os fios que agente acende? Agtadecia resposta e gostei do site
    izzy.isabel@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei se percebi a pergunta, mas aqui vai: os pavios são os "fios" que se acendem e a coisinha redonda que refere é a base dos mesmos, têm a função de assentar no fundo do recipiente para que o pavio arda até ao fim e a vela seja totalmente consumida. Se não encontrar assim à venda, não faz mal, faça com o pavio simples e tente mantê-lo na vertical e centrado no recipiente que usar.

      Eliminar
  15. Ola esqueci me a respeito dos saquinhos de cha o que faz abre as saquitas e junta a cera derretida adorei felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente.
      Se usar saquinhos de chá novos basta que os abra, retire o conteúdo e misture com a cera; se já os tiver usado para fazer chá, deixe-os secar ao ar primeiro.

      Eliminar
  16. Ola,por acaso vim descobrir exactamente o que procurava...e nada melhor mesmo que esta explicação a respeito de como fazer velas em casa,fantástico adorei e já fiz um stock de velas de varias cores CA para casa...na vez do giz que não tinha usei batons que já não usava.obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, fico contente por ter ajudado! É muito simples de fazer, não é?

      Continuação de boas produções caseiras!!

      Eliminar
  17. Ola,por acaso vim descobrir exactamente o que procurava...e nada melhor mesmo que esta explicação a respeito de como fazer velas em casa,fantástico adorei e já fiz um stock de velas de varias cores CA para casa...na vez do giz que não tinha usei batons que já não usava.obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  18. gostei das dicas, só tenho uma dúvida: gostaria de fazer velas em tacinhas de acrílico, tem algum problema? ou somente o vidro é recomendado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adri,
      Nunca experimentei, mas creio que se possa usar também tacinhas em acrílico sem qualquer problema.

      Eliminar
  19. adorei, mas tenho uma dúvida: gostaria de fazer as velas em tacinhas de acrílico, há algum problema quanto a caloria da cera ainda quente? ou somente o vidro é indicado?

    ResponderEliminar
  20. vi um molde de velas redondinhas e pequenas e no fundo observei um,parecia um pedaço de metal dakeles q qd agente abre refrigerante em latinha,que para abrir tem que puxar para baixo.entao dar para colocar esse pedaço de metal para segurar pavil?axei bem parecido.O palzinho preciso ficar segurando e qd se coloca a parafina a mao acaba por mexer e o pavil sai do lugar.tem uma opção?Cera de abelha é mais facil de encontrar?Moro no Ceara onde nao tem chuva,td aki mais dificil de encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,

      Grande complicação que para aqui vai! Bem, se não consegue encontrar à venda um pavio com base, tente essa ideia com o pedacinho de metal de uma lata de refrigerante, mas acho que tem de encontrar primeiro uma forma de colar ou segurar o fio ao metal, antes de colocar a cera.

      Descomplique: derreta restos de velas e tente a sua ideia para segurar o pavio. Não há regras e é com as experiências que encontranos resultados. Boa sorte!

      Eliminar
  21. Oi. Ficaram muito giras as velas. Sabe onde posso comprar cera de soja ou de abelha em Lisboa? Obrigada.

    ResponderEliminar
  22. Se pesquisar na net encontra lojas online onde vendem ambas as versões que procura, eventualmente também existirá alguma em Lisboa.

    ResponderEliminar